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Arquitetos: Miguel Montor; Miguel Montor
- Área: 1700 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:Moritz Bernoully, Onnis Luque
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Fabricantes: Novaceramic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como consequência do plano de renovação para a Escola Nuevo Continente, no campus de Querétaro, surgiu a oportunidade para este novo exercício que corresponde ao edifício da pré-escola. Esta é uma das peças fundamentais para a imagem da escola, já que não se trata apenas de um edifício escolar, mas da entrada do complexo educacional.
O projeto foi inteiramente gerado a partir de três premissas fundamentais: atender a um orçamento muito limitado; ser construído em apenas 5 meses; e reutilizar a estrutura existente tanto quanto possível.
Após analisar esses pontos e cuidadosamente propor o funcionamento do edifício, uma planta arquitetônica clara e um esquema executável simples, viável no curto período de tempo disponível, foram elaborados. Seguindo essas diretrizes, a paleta de materiais responde diretamente aos fatores determinantes: um edifício que possa ser majoritariamente pré-fabricado, permitindo a montagem de todos os elementos no local.
Fachadas pré-fabricadas de concreto, esquadrias comerciais, estrutura metálica, divisões internas modulares e um embasamento de blocos cerâmicos de fácil manutenção são os elementos básicos que compõem a tectônica do edifício.
O conceito arquitetônico, materializado através de três grandes volumes sobrepostos numa fundação leve e dinâmica, proporciona unidade visual aos dois sistemas estruturais do edifício - a antiga e a nova estrutura. Um caminho central que distribui os acessos às salas de aula, escritórios dos diretores e demais serviços é o único espaço de circulação interno da escola. Além dele, o edifício conta com um grande rampa de pedestres que dá acesso ao segundo pavimento e proporciona dinamismo aos fluxos da escola.
A cor é uma parte importante do projeto da edificação, tanto para a imagem da pré-escola como para a identidade do edifício no complexo. A cor amarela foi escolhida como símbolo da pré-escola e usada na composição das fachadas, estabelecendo um sutil diálogo entre o concreto aparente dos elementos pré-fabricados e o ritmo das esquadrias das janelas.
O resultado: um edifício que é muito claro em sua concepção, com uma imagem forte e dinâmica voltada para a cidade, e que conta com uma grande entrada para pedestres e veículos; um projeto sintético, racional e despretensioso com resultados claros.